Secções
Entrar

Portugal aproxima-se dos níveis de bem-estar da Europa

19 de junho de 2018 às 14:52

O consumo individual efectivo per capita em Portugal ficou abaixo da média da União Europeia (83%), mas ainda assim representa o melhor desempenho desde 2010.

Portugal teve, em 2017, um consumo individual efectivo per capita abaixo da média da União Europeia (83%) ocupando o 16.º lugar de uma tabela que varia entre os 55% (Bulgária) e os 130% (Luxemburgo), divulgou esta terça-feira o Eurostat. Desde 2010, que este indicador não era tão elevado, o que mostra uma aproximação do bem-estar das famílias portuguesas à média europeia.

1 de 4
Défice até Setembro nos 5,6% do PIB
Foto: Sábado
Portugal demorará 25 anos a ter dívida abaixo de 60% do PIB
Foto: Sábado
Foto: Sábado
Foto: Getty Images

Segundo o gabinete de estatística da União Europeia (UE), Portugal está no grupo de 12 Estados-membros com um consumo efectivo individual (CEI) situado entre a média da UE e 25% abaixo desta, encabeçado pela Itália (98%) e que termina na Polónia e Eslováquia (76% cada).

Dez países apresentaram um CEI acima da média da UE, com o Luxemburgo à cabeça (130%) e outros tantos apresentaram consumos privados mais de 30% abaixo da média, estando a Bulgária no fim da lista (55%).

O CEI per capita é um indicador do nível de bem-estar material das famílias e que quantifica os bens e serviços efectivamente consumidos pelos indivíduos, independentemente de esses bens e serviços serem adquiridos e pagos pelas famílias, pelo Estado, ou por instituições sem fins lucrativos.

No que respeita ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, Portugal teve, segundo a estimativa para 2017, uma prestação abaixo da média (77%), sendo o Luxemburgo o país mais rico da UE (253%) neste indicador e a Bulgária o mais pobre (49%).

O PIB per capita é utilizado como indicador do nível de bem-estar do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela