Secções
Entrar

PJ e polícia espanhola apreendem 2.500 quilos de cocaína

15 de março de 2018 às 12:49

Os dez detidos, nove homens e uma mulher, são de nacionalidade polaca, espanhola e colombiana.

A Polícia Judiciária e o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha apreenderam, nos dois países, cerca de 2.500 quilos de cocaína e detiveram 10 pessoas de várias nacionalidades nas últimas duas semanas.

1 de 2
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Segundo o director da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, os dez detidos, nove homens e uma mulher, são de nacionalidade polaca, espanhola e colombiana e estão todos detidos preventivamente em Espanha.

Sobre o valor da droga apreendida, Artur Vaz disse que "tendo em conta que um quilograma de cocaína ronda os 45 a 50 mil euros na distribuição directa", as duas toneladas e meia representariam cerca de 125 milhões de euros se vendidas na rua.

Em comunicado hoje divulgado pela PJ, é referido que ambas as polícias "desarticularam organização internacional de tráfico" de droga e, segundo a investigação, "os detidos integravam uma vasta organização criminosa, dedicada ao tráfico de grandes quantidades de cocaína, a actuar em diversos países europeus e da América Latina", por via marítima.

Além da droga foram também apreendidas diversas viaturas, dinheiro e documentação variada.

A operação "muro de contenção", que decorreu entre finais de Fevereiro e Março "insere-se no esforço conjunto e concertado das autoridades portuguesas, espanholas e de outros países com vista à identificação e desmantelamento de estruturas criminosas responsáveis pela introdução de grandes quantidades de estupefaciente no espaço europeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela