Secções
Entrar

Orçamento do parlamento angolano cresce 95% em 2017

23 de setembro de 2016 às 09:09

Serão cerca de 241 milhões de euros. Assembleia Nacional tem novo edifício-sede

O orçamento da Assembleia Nacional angolana vai crescer 95% em 2017, face ao orçamentado para este ano, para 44,8 mil milhões de kwanzas (241 milhões de euros), segundo uma resolução parlamentar a que a Lusa teve hoje acesso.

De acordo com o documento, que aprova a proposta de tecto da dotação orçamental da Assembleia Nacional para posterior integração no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017, a esta verba somam-se 2.050 milhões de kwanzas (11 milhões de euros) para o orçamento da Provedoria de Justiça.

No OGE de 2016, o orçamento de funcionamento do parlamento angolano sofreu então um corte de 30 por cento, face ao inicial, descendo para 22,9 mil milhões de kwanzas (123,3 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Entretanto, a Assembleia Nacional conta desde 10 de Novembro de 2015 com um novo edifício-sede, inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, construído em Luanda pela empresa portuguesa Teixeira Duarte e que representou um investimento público superior a 185 milhões de dólares (164 milhões de euros).

Trata-se da primeira fase do denominado Centro Político e Administrativo de Luanda começou a ser construído em maio de 2010 e que já está em plena utilização por parte dos 220 deputados, das bancadas do MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA.

O complexo envolve uma área de 35.867 metros quadrados de escritórios, 11.341 metros quadrados de área global para a assembleia (plenário) e 3.191 metros quadrados para serviços.

Por concluir permanece a segunda fase dos trabalhos, prevendo a construção do edifício que vai receber os gabinetes dos deputados, a cargo de outra empresa portuguesa, a Somague.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela