Secções
Entrar

Mulheres ocupam 36% dos cargos de gestão

07 de março de 2019 às 12:56

Portugal está em linha com a União Europeia em mulheres em cargos de gestão. Mas tem a quarta menor taxa (10%) em cargos executivos em 2018, divulga esta o Eurostat.

Portugal estava, em 2017, em linha com a União Europeia (UE) apresentando 36% de mulheres em cargos de gestão, contra 64% de homens, mas com a quarta menor taxa (10%) em cargos executivos em 2018, divulga esta quinta-feira o Eurostat.

Num boletim divulgado no âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala na sexta-feira, a Letónia era, em 2017, o único Estado-membro com mais de metade (56%) de mulheres a ocuparem cargos de gestão, seguindo-se a Bulgária e a Estónia (49% cada), a Polónia e a Eslovénia (47% cada), a Hungria (43%), a Lituânia e a Suécia (42% cada), a Irlanda (41%) e a Eslováquia (40%).

No extremo oposto, apresentando a menor percentagem de quadros superiores no feminino, estavam o Luxemburgo (15%), Chipre (23%), República Checa, Dinamarca, Itália e Holanda (29% cada), Alemanha (30%), Grécia e Áustria (32%).

Com cerca de um terço de mulheres em lugares de gestão e em média com a UE (36%) estavam Portugal, Bélgica, França, Croácia e Finlândia, com o Reino Unido ligeiramente acima (37%) e a Espanha (35%), Malta e Roménia (34% cada) abaixo.

Já em 2018, a UE tinha uma média de 17% de mulheres em cargos executivos, com a Lituânia no topo da tabela (28%), seguida da Letónia, Bulgária (27% cada), Eslovénia e Roménia (25% cada).

A Áustria (5%), a República Checa (6%), a Itália (9%) e Portugal (10%) apresentaram as menores proporções de mulheres em cargos executivos.

No que respeita à percentagem de mulheres que integram conselho de administração — também dados de 2018 — a França ocupava o primeiro lugar (44%), seguida da Itália, Suécia (36% cada) e Finlândia (35%).

A Estónia (8%), a Grécia (9%), Malta (10%) e Roménia (11%) tinham, no ano passado, a menor percentagem de administradoras de empresas.

Portugal apresentou uma média de 22%, abaixo da média da UE (27%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela