Secções
Entrar

Morte de líder talibã em ataque dos EUA confirmada por Obama

23 de maio de 2016 às 08:16

O Presidente norte-americano considera que a morte de Mullah Akhtar Mansour é um "marco importante" para trazer a paz ao Afeganistão

O Presidente norte-americano confirmou que o líder dos talibãs, Mullah Akhtar Mansour, foi morto num ataque dos Estados Unidos, sublinhando que a sua morte é um "marco importante" nos esforços para trazer paz ao Afeganistão.

"Removemos o líder de uma organização que continua a lançar ataques e a conspirar contra as forças norte-americanas e da coligação, para fazer guerra com o povo afegão e se alinhar com grupos extremistas como a Al-Qaida", disse Barack Obama, num comunicado, referindo-se ao ataque que aconteceu no sábado em solo paquistanês.

No domingo, o Pentágono indicou que o ataque aéreo, que não provocou vítimas civis, terá matado também um segundo combatente dos talibãs que viajava num automóvel com Mullah Akhtar Mansour, numa região do Paquistão junto à fronteira com o Afeganistão.

Mullah Akhtar Mansour assumiu a liderança dos talibãs no Afeganistão em Julho de 2015 após a morte do líder supremo dos talibãs, Mullah Omar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela