Secções
Entrar

Militares e viaturas da GNR já estão em Fátima

05 de maio de 2017 às 21:07

Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR em Fátima para a operação de segurança da peregrinação

Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR começaram hoje a concentrar-se em Fátima para a operação de segurança da peregrinação dos dias 12 e 13 ao santuário, presidida pelo papa Francisco.

O porta-voz desta força de segurança, major Bruno Marques, informou que "a GNR montou o dispositivo de segurança às 10:00, com elementos de diversas valências da Guarda", mas não especificou números.

"É um dispositivo que vai ter diversas fases, é uma força flexível e será adaptada de acordo com as necessidades operacionais", explicou Bruno Marques, frisando tratar-se de uma força multidisciplinar que tem por missão garantir a segurança dos peregrinos e a segurança rodoviária.

Segundo o major, é, ainda, um dispositivo "capaz de prevenir, detectar, reagir e fazer cessar qualquer ilícito criminal".

"A GNR tem esta força destacada para garantir uma peregrinação segura e tranquila", salientou Bruno Marques, que apela às pessoas para seguirem as instruções dos militares da Guarda.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de Maio, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das "aparições", em 1917.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela