Secções
Entrar

Ativistas acorrentam-se na portaria do terminal de gás em Sines

Lusa 13 de maio de 2023 às 14:45

"Vai ser a maior ação de desobediência civil em Portugal", garantiu um dos ativistas.

Um grupo de dez ativistas acorrentou-se ao portão da entrada principal do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Porto de Sines. "Estamos a tentar bloquear a entrada de gás natural liquefeito em Portugal e uma das formas que encontrámos foi bloquear fisicamente como demonstração da nossa vontade em reduzir a utilização de um recurso fóssil não renovável", disse à Agência Lusa Ana Maria Valinho.

1 de 3
Foto: Tiago Canhoto/Lusa
Foto: Tiago Canhoto/Lusa
Foto: Tiago Canhoto/Lusa

Mais de 150 ativistas da Plataforma Parar o Gás juntaram-se hoje, no centro de Sines (Setúbal), onde iniciaram uma marcha de protesto até ao Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Porto de Sines.

O grupo, a maioria jovens oriundos de Lisboa, Porto e Coimbra, percorria a pé, cerca das 13:00, os cerca de três quilómetros que separam o centro da cidade do Porto de Sines, com o objetivo de se juntarem na portaria principal do Terminal da Rede Eléctrica Nacional (REN) e bloquearem a entrada do gás nesta infraestrutura.

"Vai ser a maior ação de desobediência civil em Portugal", garantiu um dos ativistas, durante um plenário que começou com cerca de duas horas de atraso.

Segundo a organização, os autocarros que transportavam os grupos de ativistas foram parados e registados em operaçõesstopda GNR.

Vestidos com fatos brancos, "uma espécie de uniforme de luta", explicaram aos jornalistas, os ativistas empunham cartazes a exigir justiça climática e o fim dos combustíveis fósseis, enquanto entoam o cântico "Gás é morte, morte é Gás".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela