Secções
Entrar

Maduro acusa oposição de sabotar a rede eléctrica

25 de fevereiro de 2018 às 10:30

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou sábado a oposição de atacar o sistema eléctrico do país e pediu às Forças Armadas Venezuelanas (FAV) que activem um plano especial contra a sabotagem no secto

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou sábado a oposição de atacar o sistema eléctrico do país e pediu às Forças Armadas Venezuelanas (FAV) que activem um plano especial contra a sabotagem no sector.

1 de 3
Foto: CRISTIAN HERNANDEZ/EFE
Foto: CRISTIAN HERNANDEZ/EFE
Foto: Marco Bello/Reuters

"A todos os comandantes dos quatro componentes das regiões e áreas de defesa, e à milícia bolivariana, pediu um plano especial contra a sabotagem e a guerra ao sistema eléctrico, porque a direita pretende boicotar as eleições [presidenciais, previstas para 22 de Abril] e tem um plano para atacar todo o serviço", disse.

Nicolás Maduro falava no Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas, no comando central dos Exercícios de Defesa e Independência 2018, intervenção que foi transmitida em simultâneo e de maneira obrigatórias pelas rádios e televisões do país.

Maduro disse que na última semana houve um ataque que deixou o oeste do país durante 12 horas às escuras e que há 10 dias houve uma explosão induzida que afectou todas as zonas do leste, norte e parte do oeste da capital.

"Todas as semanas há um ataque. Temos que blindar o sistema eléctrico. A partir de agora o sistema eléctrico deve ser o eixo central e há que reforçar a protecção. Faço um chamado aos trabalhadores da Corporação Eléctrica (empresa estatal), temos que defender o sistema eléctrico. Há muitos infiltrados recebendo dinheiro do império para sabotar o povo. Não poderão contra o povo e a oligarquia não regressará ao nosso país", disse.

Por outro lado, o chefe do Comando Estratégico Operacional das FAV, Remígio Ceballos, explicou que os "ataques" ao sistema eléctrico têm como propósito gerar mal estar na população e "entorpecer" o funcionalmente das empresas petrolíferas.

"Conseguimos detectar, segundo estatísticas recolhidas, que os sítios com maior incidência e ataque têm sido nos Estados de Zúlia [oeste do país], Anzoátegui [leste] e na região capital. As grandes instalações petrolíferas encontram-se em Zúlia e no leste (Anzoátegui) e a grande população está concentrada na região capital", explicou.

Na Venezuela, desde há vários anos, são frequentes as queixas da população de falhas do sector eléctrico.

Os apagões que ocorrem frequentemente no interior do país, começaram a sentir-se mais intensamente também na capital, nas últimas semanas, onde em Fevereiro ocorreram quatro importantes falhas eléctricas.

A oposição venezuelana tem denunciado, em várias oportunidades, falhas de manutenção das barragens e centrais produtoras de energia eléctrica. Também que o sistema não tem recebido os investimentos necessários para responder ao aumento do consumo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela