Secções
Entrar

Liga dos Campeões: Benfica joga hoje com Bayern Munique

13 de abril de 2016 às 08:23

O Benfica procura hoje chegar pela primeira vez às meias-finais da actual Liga dos Campeões de futebol, com uma reviravolta da desvantagem de 1-0 frente ao Bayern Munique

Sem Jonas, castigado, e provavelmente sem Gaitán, que se mantém em dúvida para a partida, o bicampeão português vai tentar vencer pela primeira vez na sua história o conjunto bávaro, na segunda mão dos quartos de final.

Depois de Arturo Vidal ter dado vantagem ao Bayern na eliminatória, o Benfica terá de impor a quarta derrota em 44 jogos aos bávaros na temporada para ter hipóteses de seguir em frente, sendo que o campeão alemão apenas por quatro vezes ficou em branco.

No Benfica, Jonas, melhor marcador do campeonato e um dos líderes da corrida à Bota de Ouro, é ausência certa e Gaitán, que não treinou na terça-feira, pode falhar a partida, para a qual o treinador do Bayern, Pep Guardiola, não pode contar com Robben e com os centrais Boateng, Badstuber e Benatia.

Na sua história, o Benfica já conseguiu por cinco vezes ultrapassar eliminatórias europeias depois de perder fora por 1-0, cenário que acontece agora pela 12.ª vez, sendo que venceu 11 das 20 recepções a clubes alemães, mas só três desses triunfos serviriam para eliminar o Bayern.

Os 6-0 ao Nuremberga, em 1961/62, rumo ao segundo título europeu - então Taça dos Campeões Europeus -, o 2-0 aos alemães de Leste do Worwarts, em 1970/71, e os mais recentes 4-0 ao Hertha Berlim, em 2008/09, valeriam, agora, o apuramento.

A história do Bayern frente a equipas lusas é francamente positiva, uma vez que nunca foi afastado numa eliminatória a duas mãos e apenas perdeu duas das 25 partidas com adversários lusos, ambas com o FC Porto, na final da Taça dos Campeões de 1986/87, por 2-1, e na época passada, nesta mesma fase, por 3-1 -- venceu a segunda mão em casa por 6-1.

À mesma hora do Benfica-Bayern Munique, que terá casa cheia na Luz, o FC Barcelona procura manter a vantagem de 2-1 conseguida em casa frente ao Atlético de Madrid.

Na pior fase da temporada, com duas derrotas consecutivas no campeonato, os 'blaugrana' procuram fugir à 'maldição' dos campeões, que, desde que há Liga dos Campeões, nunca conseguiram defender um título.

Na terça-feira, o Real Madrid, com umhattrick de Cristiano Ronaldo, venceu o Wolfsburgo por 3-0 e anulou a desvantagem de 2-0 da primeira mão, juntando-se nas meias-finais ao Manchester City, que recebeu e venceu o Paris Saint-Germain por 1-0, depois do 2-2 da primeira mão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela