Secções
Entrar

Japão desenvolve comboio capaz de atingir 360 km/h

05 de julho de 2017 às 09:04

A companhia ferroviária japonesa JR East vai começar a testar em 2019 o novo modelo

A companhia ferroviária japonesa JR East vai começar a testar em 2019 um novo modelo de comboio de alta velocidade capaz de atingir os 360 quilómetros por hora, disse um porta-voz da empresa.

O modelo, designadoAlfa-X, será a base para uma nova geração de comboios de alta velocidade japoneses que a empresa pretende ter a funcionar em 2030, e o primeiro protótipo vai contar com dez vagões, explicou o porta-voz.

OAlfa-X vai superar a velocidade dos comboios do modeloShinkansen, actualmente em circulação no Japão, entre os quais os mais rápidos são os da sérieE5 Hayabusa, usados na linha que liga Tóquio à região de Tohoku (norte) e que atingem os 320 quilómetros por hora.

A nova geração de comboios de alta velocidade japoneses vai começar a operar ao mesmo tempo que está prevista a extensão da linha de alta velocidade até à cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido.

Por sua vez, a JR Central, do mesmo grupo que a JR East, está a desenvolver um comboio de levitação magnética (maglev) de super alta velocidade que deverá iniciar o serviço comercial em 2027.

Esta linha, que será designadaChuo Shinkansen e com circulação de comboios a mais de 500 quilómetros por hora, vai ligar inicialmente Tóquio a Nagoya (centro do Jaapão) e posteriormente vai ser ampliada até Osaka, no oeste.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela