Secções
Entrar

Iraque: futuro de Mossul discutido hoje em Paris

20 de outubro de 2016 às 09:09

França e Iraque organizam hoje em Paris uma conferência de duas dezenas de países para "preparar o futuro político de Mossul", cidade iraquiana controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico que está a ser alvo de uma ofensiva internacional

França e Iraque organizam hoje em Paris uma conferência de duas dezenas de países para "preparar o futuro político de Mossul", cidade iraquiana controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico que está a ser alvo de uma ofensiva internacional.

"É preciso antecipar, preparar 'o dia seguinte', e a estabilização de Mossul depois da batalha militar", afirmou o chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault, ao anunciar a reunião na terça-feira. O ministro não fez qualquer menção ao Irão, país influente no conflito no Iraque.

O governo do Iraque anunciou na segunda-feira uma operação militar das forças iraquianas, apoiadas pelos 60 países que integram a coligação internacional contra o Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos, para recuperar Mossul (norte), segunda principal cidade do país, tomada pelos jihadistas do Estado Islâmico em Junho de 2014.

O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, avisou que a batalha para retomar Mossul aos jihadistas pode prolongar-se por meses.

Pode ser uma longa batalha, não se trata de uma 'guerra-relâmpago'...", disse Le Drian aos jornalistas em Paris um dia após o início da ofensiva. "É uma cidade de 1,5 milhões de habitantes, é portanto um caso de longa duração, diversas semanas, talvez meses", assinalou.

O ministro francês insistiu na importância de a coligação internacional, designadamente a França, apoiar as forças iraquianas na retoma do bastião jihadista.

Também o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu, na terça-feira, que a ofensiva para reconquistar Mossul, será "uma batalha difícil".

"Mossul será uma batalha difícil. Haverá avanços e recuos", alertou o chefe de Estado norte-americano.

A ofensiva envolve cerca de 30.000 homens, a maior operação militar no Iraque desde a retirada das tropas norte-americanas em 2011.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela