Secções
Entrar

Irão qualifica de "repugnante" reacção de Donald Trump

08 de junho de 2017 às 08:02

13 pessoas morreram num atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico


O chefe da diplomacia do Irão qualificou hoje de "repugnante" a reacção aos atentados de Teerão por parte do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que os países que apoiam o terrorismo arriscam-se a ser vítimas dele.

1 de 8
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Teerão foi palco, na quarta-feira, de atentados sem precedentes, que fizeram 13 mortos, e cuja autoria foi reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"O comunicado da Casa Branca e as sanções do Senado são repugnantes numa altura os iranianos estão a enfrentar o terrorismo apoiado pelos clientes dos americanos", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, na sua conta na rede social Twitter.

"O povo iraniano rejeita tais declarações de amizade por parte dos Estados Unidos", ironizou ainda o chefe da diplomacia iraniana.

Donald Trump afirmou na quarta-feira, numa breve declaração após os atentados na capital iraniana, que os países que apoiam o terrorismo, como o Irão, arriscam-se a ser vítimas dele.

"Os Estados que patrocinam o terrorismo tendem a ser vítimas do mal que apoiam", afirmou o Presidente dos Estados Unidos, numa posição que contrastou com as mensagens de condolências transmitidas durante o dia pela diplomacia americana.

Vários homens armados e bombistas suicidas atacaram dois lugares altamente simbólicos da capital iraniana: o mausoléu do 'ayatollah' Khomeini, fundador da República Islâmica, e o parlamento.

Segundo os 'media' locais, os sete ou oito atacantes fizeram-se explodir ou foram abatidos pelas forças de segurança.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela