Secções
Entrar

Hillary Clinton vai responder a perguntas sobre emails

20 de agosto de 2016 às 12:00

Um juiz federal norte-americano ordenou à candidata democrata presidencial norte-americana, Hillary Clinton, para responder por escrito a perguntas sobre a utilização de um servidor pessoal de correio electrónico enquanto era secretária de Estado

A controvérsia sobre os emails baseia-se no facto de mensagens de correio electrónico terem sido enviadas ou recebidas através de um servidor privado e não de uma conta governamental durante os quatro anos em que Hillary Clinton foi chefe da diplomacia norte-americana, até 2013.

A decisão judicial é descrita como uma vitória para o grupo Judicial Watch, que tinha pedido para interrogar Clinton sob juramento.

O grupo Judicial Watch tem agora até 14 de Outubro para apresentar perguntas por escrito a Hillary Clinton, que por sua vez vai dispor de 30 dias para responder.

Um porta-voz da equipa de Clinton, Brian Fallon, afirmou que a acção do Judicial Watch "visava apenas prejudicar a campanha" da ex-primeira dama.

No início de Julho, a polícia federal norte-americana (FBI) recomendou que a potencial candidata democrata nas eleições presidenciais nos Estados Unidos não seja investigada judicialmente por ter enviado os seus emails através de um servidor privado quando assumia a liderança do Departamento de Estado (2009-2013).

Apesar da recomendação, o FBI concluiu que a antiga chefe da diplomacia norte-americana demonstrou "extrema negligência".

O parecer entregue à justiça pela polícia federal norte-americana considerou "que não se impõe qualquer processo" criminal, referiu em declarações aos jornalistas o director do FBI, James Comey, ao anunciar o fim das sensíveis investigações conduzidas pelos serviços da polícia federal e que poderiam comprometer a corrida de Hillary Clinton à Casa Branca.

Diversas mensagens de correio electrónico enviadas por Clinton através de um servidor privado estavam classificadas como "secretas" e pessoas mal-intencionadas poderão teoricamente ter tido acesso, precisou o responsável do FBI.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela