Secções
Entrar

Governo das Filipinas prepara-se para leiloar jóias da família Marcos

15 de fevereiro de 2016 às 14:09

As autoridades filipinas comprometeram-se hoje, dia 15, a leiloar o mais rapidamente possível jóias no valor de milhões de dólares que pertenceram ao antigo ditador Marcos

As autoridades filipinas comprometeram-se hoje, dia 15, a leiloar o mais rapidamente possível jóias no valor de milhões de dólares que pertenceram ao antigo ditador Ferdinand Marcos e à sua família.

A Comissão Presidencial sobre Boa Governança, criada para recuperar os milhões roubados por Marcos e seus aliados, também lançou umsite na Internet visando recuperar centenas de obras de arte que terão sido obtidas pela família Marcos com "dinheiro ilícito", disse o comissário Andrew de Castro.

A renovação de esforços acontece quando Ferdinand Marcos, filho e homónimo do antigo ditador, assumiu a liderança na corrida para ganhar a eleição em maio como o próximo vice-presidente do país.

Castro disse que as autoridades esperam leiloar a maior parte das jóias antes de o presidente Benigno Aquino deixar o cargo em Junho e os novos presidente e vice-presidente tomarem posse.

Avaliadas em mais de mil milhões de pesos (18,7 milhões de euros), as jóias incluem, segundo a comissão, "tiaras cravejadas de diamantes, colares, broches, brincos, cintos e outras pedras preciosas (incluindo) um diamante rosa de 25 quilates".

O comissário disse ainda que estão por recuperar mais de 200 obras de arte, onde se incluem quadros de Henri Matisse, Edgar Degas e René Magritte.

O governo estima que Marcos e os seus aliados roubaram cerca de 8,9 mil milhões de euros. A comissão recuperou menos de metade disso, disse Castro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela