Secções
Entrar

Governo atribui medalha de mérito cultural a Filipe La Féria

Lusa 26 de dezembro de 2025 às 15:47

A entrega está marcada para Sábado, antes da estreia da nova produção de La Féria, no Teatro Politeama.

O encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista Filipe La Féria vai receber no sábado uma medalha de mérito cultural, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.
Filipe La Féria Mariline Alves
A entrega, pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, no Teatro Politeama, em Lisboa, às 21h00, antecede a estreia da nova produção de La Féria, Carmen Miranda: O Grande Musical. Filipe La Féria, 80 anos, afirma ter arriscado tudo em 60 anos de carreira, "sempre contra a maré", tem um extenso percurso no teatro português, na interpretação, encenação, dramaturgia, como figurinista ou cenógrafo. "Sou artista porque não suporto a realidade", afirma Filipe La Féria, num documentário sobre a sua carreira, realizado por Miguel C. Saraiva, que se estreou em outubro, na RTP2. Filipe La Féria iniciou a carreira como ator, tendo passado pelo Teatro da Cornucópia, Teatro Experimental de Cascais, Teatro Estúdio de Lisboa e pela Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Entre os espetáculos que encenou contam-se A dama pé-de-cabra (1977), Electra ou a queda das máscaras (1987), What happened to Madalena Iglésias? (1990), Passa por mim no Rossio (1991) - um dos seus maiores sucessos de bilheteira -, Piaf (2009), O musical da minha vida (2016), Amália, o Musical (1999) - que esteve em cena durante várias temporadas, em diferentes salas do país e no Zénith, em Paris -, e a ópera-rock Fátima (2024). Criada em 1984, a Medalha de Mérito Cultural visa distinguir personalidades ou coletivos, tanto nacionais como estrangeiros, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de ação ou divulgação cultural, sendo concedida pelo Governo. Carmen Miranda: O Grande Musical faz parte da série de musicais de La Féria, em homenagem a nomes cimeiros da cena artística como Amália Rodrigues (1920-1999); Madalena Iglesias (1939-2018), Maria Callas (1923-1977), Edith Piaf (1915-1963), Judy Garland (1922-1969) ou Laura Alves (1921-1986). O musical conta com os desempenhos, entre outros, de João Brizza, Paula Sá e Melânia Gomes.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela