Secções
Entrar

Google bloqueia oito milhões de anúncios sobre a guerra

05 de maio de 2022 às 07:15

Para além dos anúncios bloqueados, a empresa removeu a publicidade de mais de 60 meios de comunicação oficiais russos e impediu que a imprensa financiada pelo Estado russo recebesse dinheiro através das suas plataformas.

A empresa de tecnologia norte-americana Google bloqueou oito milhões de anúncios sobre a guerra na Ucrânia para "evitar o lucro ou a exploração da situação", disse esta quarta-feira Scott Spencer, vice-presidente de gestão de produtos, anúncios, privacidade e segurança.

Numa publicação no 'blog' da empresa para explicar as suas ações sobre segurança dos anunciantes em 2021, Scott Spencer detalhou que a Google suspendeu todos os anúncios na Rússia e também impediu que anúncios de empresas russas fossem vistos no estrangeiro.

Por sua vez, a gigante tecnológica impediu que a imprensa financiada pelo Estado russo recebesse dinheiro através das suas plataformas.

Além dos oito milhões de anúncios bloqueados, a empresa removeu a publicidade de mais de 60 meios de comunicação oficiais russos.

"Embora o relatório diga respeito a 2021, queríamos partilhar uma atualização sobre a nossa resposta à guerra, pois é uma prioridade para muitos em todo mundo, incluindo as nossas equipas", lê-se na publicação.

No documento do último ano, a Google revelou que suspendeu mais de cinco milhões de contas de anunciantes, o triplo do número registado em 2020, devido ao aumento da atividade fraudulenta durante a pandemia e à "sofisticação das suas táticas".

A empresa cita a criação de milhares de contas simultâneas ou o disfarce de anúncios, que mostra conteúdo diferente para os revisores da Google daquele que é revelado aos consumidores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela