Secções
Entrar

Funeral de Mário Soares realiza-se esta terça-feira pelas 15h30

08 de janeiro de 2017 às 09:19

As cerimónias fúnebres começam esta segunda-feira, O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos

O corpo de Mário Soares vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13h desta segunda-feira. O funeral do antigo Presidente da República realiza-se a partir das 15h30 de terça-feira no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

O comunicado do Governo divulgado este sábado indica que o cortejo fúnebre vai passar pela residência de Mário Soares, no Campo Grande, em Lisboa, pelas 11h de segunda-feira.

O corpo vai estar em câmara ardente na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos entre as 13h e a meia-noite de segunda-feira e na terça-feira até ao final da manhã (das 8h às 11h). Antes da saída para o Cemitério dos Prazeres, haverá uma sessão de homenagem a Mário Soares, no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, a partir das 13h.

"O governo apela a todos os cidadãos que participem nas cerimónias fúnebres de Estado, prestando homenagem a Mário Soares, grande figura da história portuguesa contemporânea, fundador do nosso regime democrático e símbolo da liberdade", lê-se no comunicado do Governo sobre as cerimónias fúnebres de Estado. 

No documento é pormenorizado que na segunda-feira, depois do cortejo fúnebre passar pela casa de Mário Soares, seguirá para a câmara municipal de Lisboa, onde se prevê chegar pelas 11h30. A partir da câmara, o cortejo segue em armão (uma espécie de charrete) com escolta a cavalo da Guarda Nacional Republicana até ao Mosteiro dos Jerónimos.

O corpo ficará depois em câmara ardente na Sala dos Azulejos do Claustro dos Mosteiro dos Jerónimos, até à meia-noite, estando o local aberto a todos os cidadãos.

Já na terça-feira, a partir das 13h vai realizar-se uma sessão solene evocativa de homenagem a Mário Soares no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, no final da qual seguirá o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres. Nessa cerimónia estão previstas breves intervenções do Presidente da República e do presidente da Assembleia da República, bem como, provavelmente, da família. Deverá também ser transmitida uma mensagem do primeiro-ministro, António Costa, que se encontra numa visita de Estado à Índia até quinta-feira.

Ao longo do cortejo, realizar-se-ão breves paragens em frente ao Palácio de Belém, à Assembleia da República, Fundação Mário Soares e à sede do Partido Socialista, no largo do Rato.

O funeral, precedido de honras fúnebres, terá lugar a partir das 15h30 no cemitério dos Prazeres, onde está também sepultada a mulher de Mário Soares, Maria de Jesus Barroso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela