Secções
Entrar

Frio e neve motivam alerta amarelo em 11 distritos

Lusa 24 de fevereiro de 2023 às 08:39

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 5 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de 10 para 11 os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio e queda de neve.

NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

O IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Leiria devido à previsão de queda de neve acima de 600/80 metros de altitude entre as 15:00 de hoje e as 15:00 de sábado.

Anteriormente, o IPMA já tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real até às 10:00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo até às 15:00 de sábado face à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 15:00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 05 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.

Está também previsto vento forte, em especial na faixa costeira e nas terras altas, e períodos de chuva mais frequentes na sexta-feira, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.

Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A proteção civil chama ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.

A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela