Secções
Entrar

Fenprof acusa Costa de ter "ódio de estimação" pelos professores

Lusa 03 de outubro de 2023 às 13:11

Mário Nogueira reagia às declarações do primeiro-ministro que voltou a recusar a recuperação integral do tempo de serviço congelado.

O secretário-geral da Fenprof acusou hoje António Costa de ter um "ódio de estimação" pelos docentes e de ter dado, na segunda-feira, "razões acrescidas aos professores para continuarem a lutar" pela recuperação do tempo de serviço.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Mário Nogueira reagia às declarações do primeiro-ministro que, na segunda-feira à noite em entrevista à CNN e TVI, voltou a recusar a recuperação integral do tempo de serviço congelado (faltam seis anos, seis meses e 23 dias de serviço congelado).

"O Dr. António Costa deu razões acrescidas para continuar a lutar", afirmou o dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que hoje participou num protesto junto à residência oficial do primeiro-ministro, onde a plataforma de nove estruturas sindicais deixou uma moção exigindo medidas como a recuperação integral do tempo de serviço.

O líder da Fenprof acusou o primeiro-ministro de "não ter dito a verdade", lembrando que a maioria das carreiras da função pública conseguiu ver todo o tempo de serviço recuperado e, dentro da própria classe docente, existem desigualdades, uma vez que os professores das ilhas dos Açores e da Madeira também conseguiram ver todo o tempo de serviço contabilizado.

Mário Nogueira lembrou ainda que o custo da medida é hoje muito inferior aos valores avançados há cerca de cinco anos, quando o parlamento se preparava para aprovar a recuperação integral do tempo de serviço, que não passou devido à oposição dos deputados do PS e PSD.

Para o dirigente sindical, o primeiro-ministro "tem um ódio de estimação aos professores", que vão continuar a lutar pela contabilização dos dias que trabalharam.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela