Secções
Entrar

Erdogan assegura que adesão à UE é "objetivo estratégico"

09 de maio de 2017 às 16:45

O presidente turco tinha ameaçado, a semana passada, retirar a candidatura da Turquia do proceso de adesão à União Europeia

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan considera que a integração na União Europeia (UE) constitui um "objectivo estratégico" da Turquia. A declaração foi feita esta terça-feira, através de um comunicado emitido no dia em que se celebra o Dia da Europa.

"O nosso país, que durante séculos foi uma parte da Europa no sentido histórico, geográfico e cultural, tem esse desejo de continuar o processo cujo objectivo estratégico é ser parte da UE como membro, num marco de entendimento de respeito mútuo, equidade e benéfico para as duas partes", refere a mensagem.

No mesmo texto, o líder turco menciona a "cooperação desenvolvida com a UE no auge da crise dos refugiados" como o "exemplo mais concreto e actual deste acordo".

"Desejamos que as negociações para ser membro e a cooperação com a UE nas áreas da migração, economia, energia e a união aduaneira conheçam um nível mais elevado", assegura Erdogan.

O texto contrasta com o discurso de Erdogan nos últimos meses, quando criticou duramente a UE, apelidando alguns dos seus dirigentes como "nazis" e "fascistas", assegurando que iria convocar um referendo à população sobre o prosseguimento das negociações de adesão.

Na semana passada, Erdogan advertiu que a Turquia abandonaria o processo de adesão caso Bruxelas não decidisse iniciar novos capítulos da negociação para a entrada no clube comunitário, oficialmente iniciada em 2005.

Na mensagem divulgada esta terça-feira, Erdogan também lamenta as "doenças sociais como a discriminação, racismo cultural, xenofobia e islamofobia que infelizmente se propagam pelo continente" e que "envenenam a relação da Turquia com a UE".

Difundido na página da Internet da presidência no Dia da Europa, que se celebra anualmente a 9 de maio, o texto recorda a Declaração Schuman de 1950, alicerce da actual UE, como um "passo crítico" para que a história da Europa deixe de se caracterizar por guerras e lutas internas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela