Secções
Entrar

Enfermeiros da urgência geral do Amadora-Sintra pedem escusa de responsabilidade

Lusa 17 de fevereiro de 2023 às 13:29

"Em causa está a falta de condições mínimas para assegurar os cuidados adequados e as condições de segurança necessárias aos doentes" que recorrem a este serviço no Hospital Fernando Fonseca, indica a Ordem dos Enfermeiros.

A equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Geral do Hospital Amadora-Sintra pediu escusa de responsabilidade, por considerar que faltam as condições se segurança necessárias para a prestação de cuidados, revelou hoje a Ordem dos Enfermeiros.

Pedro Catarino

"Em causa está a falta de condições mínimas para assegurar os cuidados adequados e as condições de segurança necessárias aos doentes" que recorrem a este serviço no Hospital Fernando Fonseca (HFF), que serve os concelhos de Amadora e Sintra, adianta a Ordem dos Enfermeiros (OE) em comunicado.


Segundo a OE, o Serviço de Observação tem capacidade para 29 doentes internados em cama e 11 doentes internados em maca, sendo que nesta altura, o serviço atingiu o limite de internados em cama e está com 75 doentes internados em maca.

Em janeiro, registou-se uma média de 104 doentes internados e cerca de 200 doentes em circulação em área ambulatória.

A Ordem dos Enfermeiros alerta para "a falta de meios físicos e humanos, que tem consequências diretas no tempo de espera dos utentes muito urgentes e urgentes, e para a falta de vigilância a que ficam sujeitos".

Sublinha ainda ser "igualmente preocupante" o atraso na realização de meios complementares de diagnóstico decorrente desta situação.

"A equipa de enfermeiros do Serviço de Urgência Geral já esgotou toda a capacidade para colmatar os problemas existentes, inclusive com a oferta de turnos extra-horário laboral contratados", sublinha.

A Ordem refere que os profissionais reconhecem o esforço do Diretor de Enfermagem, mas consideram que "os problemas já tomaram tamanha proporção que só poderão ser resolvidos a nível superior".

Em janeiro de 2022, esta mesma equipa formalizou o primeiro pedido de escusa de responsabilidade. Nessa altura, a Ordem dos Enfermeiros visitou o Serviço e denunciou graves falhas nas condições do exercício profissional.

Dados da OE indicam que, até final de dezembro de 2022, a Ordem recebeu no total 7.656 pedidos de escusa de responsabilidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela