Secções

Dupla portuguesa Marques'Almeida estreia-se na semana da moda de Paris

24 de setembro de 2018 às 10:30

Designers de moda portugueses Marques'Almeida vão a Paris após terem mostrado criações em Londres e Lisboa.

A dupla dedesignersde moda portugueses Marques'Almeidaestreia-se na quarta-feira no calendário oficial da semana da moda de Paris, depois de já ter integrado os calendários de Londres e de Lisboa.

O desfile da dupla, o único de uma marca ou designer de moda português no calendário oficial da semana de moda da capital francesa, que se inicia hoje e termina a 2 de Outubro, está marcado para as 12:00 locais (11:00 em Lisboa), no museu de arte contemporânea Palais de Tokyo.

A dupla portuguesa, tal como os restantes nomes integrados no calendário, irão desvendar as colecções de primavera/verão de 2019.

Antes, já tinham integrado o calendário oficial da semana da moda de Paris, os portugueses Fátima Lopes e Felipe Oliveira Baptista, este último radicado há vários anos na capital francesa.

Composta por Marta Marques e Paulo Almeida, a dupla Marques'Almeida participava desde 2010 na Semana da Moda de Londres, cidade onde se instalaram em 2009.

O primeiro desfile em nome próprio em Londres aconteceu em Setembro de 2011, com o apoio da New Gen, plataforma que patrocina todos os anos um conjunto de novos designers, dando-lhes a oportunidade de fazerem parte do calendário oficial da semana da moda londrina.

Desde então, de seis em seis meses, têm apresentado as suas colecções na capital britânica. A última vez foi em Fevereiro deste ano.

A dupla, que tem a ganga como material de eleição e os anos 1990, particularmente o movimento 'grunge', como inspiração de base, chegou a apresentar colecções em Portugal, na ModaLisboa. A primeira vez foi em Outubro de 2011, a última, dois anos depois.

Em 2014 foram premiados na categoria de Talento Emergente - Moda Feminina dos British Fashion Awards do British Fashion Council (BFC) e, em 2015, receberam o prémio LVMH para Jovens Estilistas de Moda. Este ano, foram finalistas do prémio BFC/Vogue Designer Fashion Fund.

A notoriedade alcançada abriu portas para o convite, em 2014, para criarem uma colecção para a rede de lojas Topshop, e, em 2015, para desenharem o guarda-roupa para o espectáculo de gala de moda da companhia de ballet de Nova Iorque.

Em Outubro deste ano, voltam a apresentar colecções em Portugal, mas, desta vez, no Portugal Fashion, cuja próxima edição decorre em Outubro no Porto.

É com o apoio do Portugal Fashion que a Marques'Almeida se estreia em Paris.

De acordo com projecto, da responsabilidade da ANJE -- Associação Nacional de Jovens Empresários, "em Paris, a dupla pretende inaugurar uma nova estratégia de abordagem ao mercado, privilegiando a proximidade com os clientes".

"É que, embora a marca seja portuguesa e desenvolva a sua actividade comercial a partir de Londres, Paris é a cidade onde habitualmente são concluídos os seus negócios, depois da apresentação das colecções na capital inglesa", refere o PF em comunicado.

No mesmo dia do desfile da Marques'Almeida, acontecem em Paris, também com o apoio do Portugal Fashion, mas fora do calendário oficial, os desfiles das colecções dos designers de moda portugueses Diogo Miranda e Luís Buchinho, "completando mais uma etapa do seu processo de internacionalização".

Diogo Miranda apresenta a colecção às 13:30 locais e Luís Buchinho às 18:30, ambos na Universidade de Paris Descartes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela