Secções
Entrar

Doping promovido por Moscovo apanha mais de mil atletas

09 de dezembro de 2016 às 13:00

Relatório McLaren denunciou que o sistema generalizado de distribuição de doping na Rússia, com conhecimento e apoio estatal, alcançou um nível "sem precedentes" nos Jogos de Londres

O investigador canadiano Richard McLaren revelou, esta sexta-feira, que encontrou "fortes provas de doping institucionalizado" na Rússia, que envolveram mais de mil atletas russos de 30 modalidades, no período compreendido entre 2011 e 2015.

Durante a apresentação do relatório final, em Londres, McLaren denunciou que o sistema generalizado de distribuição de doping na Rússia, com conhecimento e apoio estatal, abrangeu, entre outros eventos, os Jogos Olímpicos Londres 2012 e Socchi 2014 (Inverno). "Esta conspiração que visava a manipulação dos controlos antidoping contava com a participação do ministro dos Desportos e de serviços como a Agência Russa de Antidopagem [Rusada], o laboratório antidoping de Moscovo e dos serviços secretos", indicou o professor de direito canadiano.

De acordo com o documento, para Londres o programa teve uma abrangência que não se consegue medir. "A equipa olímpica russa corrompeu os Jogos de Londres numa escala sem precedentes, cuja extensão nunca será totalmente conhecida", revela o relatório McLaren.

Na competição de 2012, a comitiva russa conquistou 72 medalhas, 21 de ouro. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela