Secções
Entrar

Diploma das "secretas" aprovado na Assembleia da República

23 de julho de 2015 às 10:53

O socialista Pedro Delgado Alves acredita que a versão final do documento continua "a levantar sérias dúvida" constitucionais

A proposta de revisão do regime do Sistema de Informação da República Portuguesa (SIRP) foi aprovada na passada quarta-feira em votação final global com votos do PSD, CDS e PS, mas o deputado socialista Pedro Delgado Alves votou contra.

 

Além do dirigente socialista e constitucionalista, também as bancadas do PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista "Os Verdes" votaram contra o diploma que permitirá aos agentes dos serviços de informações o acesso a meta dados (dados de localização e de tráfego de comunicações) de suspeitos de envolvimento em crimes de terrorismo.

 

Em declarações à agência Lusa, Pedro Delgado Alves demarcou-se da argumentação que tem sido defendida oficialmente pelo PS, sobretudo por via do ex-ministro Jorge Lacão, segundo a qual, na sequência de alterações introduzidas no debate da especialidade, a nova legislação assegura direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e, por outro lado, delimita objectivamente as condições em que se poderá proceder ao acesso a meta dados.

 

Pelo contrário, para Pedro Delgado Alves a versão final do diploma continua "a levantar sérias dúvidas sobre a sua conformidade constitucional", designadamente no ponto referente à possibilidade de agentes das "secretas" acederem a meta dados.

 

Pedro Delgado Alves advertiu ainda que a comissão de controlo prevista no diploma (constituída por magistrados judiciais) não é suficiente para resolver o problema de o acesso a comunicações apenas poder ser feito pela lei portuguesa no âmbito do processo-crime.

 

"Esse acesso só pode ser feito no processo-crime e com autorização judicial", reforçou o ex-líder da JS.

 

Antes desta votação, foi rejeitado pela maioria PSD/CDS um requerimento da bancada comunista que pretendia avocar para plenário a discussão e votação na especialidade do ponto referente ao acesso a meta dados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela