Secções
Entrar

Cristiano Ronaldo pode fazer história no Euro 2016

02 de junho de 2016 às 17:09

Português pode tornar-se o jogador com mais golos e mais jogos em fases finais de Europeus. Ibrahimovic e Rooney também na corrida pelo recorde de melhor marcador, que pertence a Platini

Cristiano Ronaldo pode tornar-se em França o melhor marcador de sempre em fases finais de Campeonatos da Europa, necessitando de quatro golos para ultrapassar o recordista Michel Platini, mas não será o único futebolista com esse objectivo.

Tal como o capitão de selecção portuguesa, o sueco Zlatan Ibrahimovic também soma seis tentos nas três fases finais em que participou (2004, 2008 e 2012) e está na luta, assim como o inglês Wayne Rooney, que tem cinco, em duas presenças (2004 e 2012).

Na mira dos três avançados está a marca de nove golos de Michel Platini, alcançada em apenas uma edição do campeonato da Europa, em 1984, que culminou com a França a conquistar o troféu.

Juntando qualificação e fase finais, Cristiano Ronaldo já é mesmo o melhor marcador de sempre de Europeus, com 26 golos, estatuto que detém desde Novembro de 2014, quando ultrapassou o já retirado dinamarquês Jon Dahl Tomasson com o tento do triunfo de Portugal sobre a Arménia (1-0), no Algarve.

A nível nacional, o avançado do Real Madrid apenas precisa de um golo para ultrapassar Nuno Gomes como melhor marcador português em fases finais de Europeus.

Em comparação com Ibrahimovic e Rooney, Ronaldo acaba por ter pior média, pois tem 14 jogos realizados, enquanto o sueco apenas necessitou de 11. O inglês fez ainda melhor, com cinco tentos em apenas seis encontros.

Ronaldo estreou-se a marcar por Portugal no primeiro jogo do Euro 2004, quando fez o tento de honra da selecção portuguesa frente à Grécia (2-1), no Estádio do Dragão. O avançado entrou em campo no início da segunda parte e facturou já nos descontos, aos 90+3 minutos. 

Na altura com apenas 19 anos, o avançado voltou a inscrever o seu nome na lista dos marcadores, desta vez nas meias-finais com a Holanda (2-1), tendo aberto o marcador, aos 26 minutos, com um cabeceamento certeiro, após um canto.

No Euro 2008, na Áustria e Suíça, numa prova em que Portugal foi eliminado nos quartos-de-final pela Alemanha, Ronaldo alcançou apenas um golo nos três jogos que disputou.

O avançado fez, aos 63 minutos, o segundo tento, então o 2-1, do triunfo por 3-1 da selecção lusa sobre a República Checa, na segunda jornada da fase de grupos. Essa vitória valeu, desde logo, o apuramento para os "quartos".

Mais recentemente, em 2012, na Polónia e Ucrânia, o capitão da formação das quinas conseguiu o primeiro bis, perante a Holanda (2-1), no último duelo do Grupo B, num encontro em que Portugal chegou a estar a perder. Ronaldo protagonizou a reviravolta aos 28 e 74 minutos.

Quatro dias depois, o avançado fez o golo que colocou Portugal nas meias-finais, em mais uma vitória sobre a República Checa, desta vez por 1-0. O remate certeiro aconteceu aos 79 minutos.

No que respeita ao número de jogos, Cristiano Ronaldo está no grupo dos terceiros colocados, com 14, e também pode fazer história em França, sendo que pode mesmo fechar a fase de grupos já isolado na liderança.

Se participar nos três jogos lusos no Grupo F, com Islândia, Áustria e Hungria, o jogador do Real Madrid passa a contar 17 jogos, contra 16 do holandês Edwin van der Sar e do francês Lilian Thuram, que lideram a tabela.

Em igualdade com o capitão da selecção lusa, está o guarda-redes espanhol Iker Casillas, jogador do FC Porto, mas o mais provável é que o titular da baliza dos bicampeões em título seja David de Gea.

O francês Zinedine Zidane e o checo Karel Poborsky, que afastaram Portugal das edições de 2000 e 1996, respectivamente, o alemão Philipp Lahm e os portugueses Nuno Gomes e Figo também somam 14 jogos, mas não estarão no Euro 2016.

Gialuigi Buffon (Itália) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha), com 13 jogos, e os espanhóis Cesc Fabrègas e Andrés Iniesta, com 12, também estão na corrida.

O Euro 2016, em que Portugal vai defrontar Islândia, Áustria e Hungria no Grupo F, vai decorrer de 10 de Junho a 10 de Julho.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela