Secções
Entrar

CP e Fertagus em greve devido a negociações salariais

Lusa 27 de fevereiro de 2023 às 12:18

Os condicionamentos na circulação dos comboios vão registar-se entre as 00:00 e as 24:00 do dia 28 de fevereiro e do dia 2 de março.

O transporte ferroviário da Fertagus, que liga Setúbal e Lisboa, vai ter "fortes perturbações" na terça-feira e na quinta-feira, devido à greve da Infraestruturas de Portugal (IP), realizando-se apenas 25% do serviço, segundo a transportadora.Recorde-se que, até 2 de março, também a CP está em greve. 

Numa nota publicada no seu 'site', a Fertagus - que explora esta linha ferroviária, com passagem pela Ponte 25 de Abril, mediante o pagamento de uma taxa de utilização à IP -- explica que os condicionamentos na circulação dos comboios vão registar-se entre as 00:00 e as 24:00 do dia 28 de fevereiro e do dia 2 de março.

A empresa adianta que, tendo sido acordados serviços mínimos na ordem dos 25%, tem previsto realizar apenas um quarto da oferta habitual.

A transportadora serve atualmente 14 estações, numa extensão com cerca de 54 quilómetros, e o seu serviço é responsável por perto de 85 mil deslocações diárias.

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (Sinafe) anunciaram em 14 de fevereiro uma greve na IP para terça e quinta-feira.

Em causa está, afirmam, o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP, já que as propostas dos sindicatos não foram consideradas pela comissão negociadora patronal: "A administração decidiu travar a fundo as negociações impondo aumentos salariais por ato de gestão."

Segundo os sindicatos, na mais recente reunião, a administração manteve a sua proposta apresentada na anterior reunião, "não havendo qualquer evolução, nem aproximação às revindicações".

Os trabalhadores farão greve "à prestação de todo e qualquer trabalho" em ambos os dias, "durante todo o seu período de trabalho".

Os sindicatos indicam que a greve é motivada pelo aumento dos valores salariais e do poder de compra, pela retoma da negociação coletiva, pela "não discriminação de trabalhadores" e pela contratação de pessoal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela