Secções
Entrar

Covid-19: UE diz que medidas coercivas de rastreamento por telefone estão fora de questão

12 de abril de 2020 às 15:10

Vários países estão a trabalhar em aplicações móveis que permitam, através de 'smartphones', identificar e alertar pessoas que entraram em contacto com alguém contaminado com o vírus SARS-CoV-2.

O comissário europeu para o Mercado Interno disse hoje estar "fora de questão" a utilização de medidas coercivas de rastreamento por telefone na União Europeia para identificar cadeias de contaminação com onovo coronavírus, defendendo o uso voluntário.

Vários países estão a trabalhar em aplicações móveis que permitam, através de 'smartphones', identificar e alertar pessoas que entraram em contacto com alguém contaminado com o vírus SARS-CoV-2.

"Está fora de questão, nunca apoiaremos medidas coercivas. O uso deve ser voluntário", disse Thierry Breton no programa Le Grand Jury, co-organizado pela RTL, Le Figaro e LCI.

O comissário defendeu também que estas aplicações de rastreamento devem ser "usadas apenas pelas autoridades de saúde" e nunca pelas "autoridades judiciais, policiais, comerciais ou de seguros".

Esses princípios constam de um conjunto de orientações da Comissão Europeia definidas sobre "o que deve ser feito e o que não se deve fazer", afirmou.

"O objetivo é que o pacote de orientações possa ter o acordo, durante a próxima semana ou nos próximos 10 dias, de todos os Estados-membros" da UE.

"Vamos propor linhas muito claras, obviamente com o acordo das comissões de proteção de dados de cada um dos países", explicou o comissário.

Questionado sobre a possibilidade da entrada de hackers, via 'bluetooth', Breton disse que estarão garantidas "restrições extremamente fortes de segurança cibernética para evitar isso".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 109 mil mortos e infetou quase 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

O continente europeu, com quase 910 mil infetados e mais de 75 mil mortos, é o que regista o maior número de casos, e a Itália é o segundo país do mundo -- depois dos Estados Unidos - com mais vítimas mortais, contando 19.468 óbitos, entre 152.271 casos confirmados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela