Secções
Entrar

Covid-19: Aeroporto londrino de Heathrow fecha uma pista e reduz área de atividade

06 de abril de 2020 às 16:13

Em Londres, o aeroporto de Gatwick, o segundo da capital britânica, também já fechou um terminal e reduziu drasticamente as suas atividades.

O aeroporto deHeathrow, em Londres, o maior do Reino Unido, vai fechar uma das duas pistas e suspender a atividade ligada aos passageiros em dois terminais, face à quebra de tráfego devido à pandemia de covid-19.

O aeroporto permanecerá aberto para permitir o transporte de equipamentos médicos e de produtos alimentares para o Reino Unido e para permitir o repatriamento dos britânicos retidos no estrangeiro, devido à pandemia e ao fecho de fronteiras ou medidas de confinamento, de acordo com um comunicado do aeroporto citado pela agência France-Presse (AFP).

"É nosso dever (...) permanecermos abertos e funcionar de uma maneira segura", precisa o comunicado, acrescentando que as medidas de redução do perímetro de atividade vão permitir uma diminuição de custos durante a crise sanitária, que reduz uma grande parte da receita do aeroporto.

A partir de hoje, o aeroporto "passará às operações numa só pista" de aterragem e descolagem, e "nas próximas semanas" irão ser "temporariamente transferidas as atividades de passageiros dos terminais 3 e 4 para os terminais 2 e 5", detalha o comunicado.

"A redução significativa do tráfego de passageiros garante que as medidas estão em linha com as diretivas governamentais de distanciamento social", segundo o comunicado.

Num outro documento publicado na sexta-feira, o aeroporto revelou que "o número de voos de passageiros a partir de Heathrow caiu 75%" graças à crise.

Em Londres, o aeroporto de Gatwick, o segundo da capital britânica, também já fechou um terminal e reduziu drasticamente as suas atividades.

O aeroporto da City, situado no leste da capital, perto da área financeira de Canary Wharf, também suspendeu as suas atividades, tal como vários aeroportos do país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.

Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.

O Reino Unido regista 4.934 mortos e 47.806 casos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela