Secções
Entrar

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos

18 de março de 2016 às 08:58

Pyongyang disparou ontem dois mísseis balísticos, e não um, na sua mais recente violação das resoluções da Organização das Nações Unidas

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos, e não um, na sua mais recente violação das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), disse um dirigente dos EUA da área da defesa.

"Os EUA detectaram o lançamento de dois mísseis balísticos pela Coreia do Norte. Acreditamos que ambos sejam Nodong MRBMs", adiantou este dirigente, que falou sob anonimato, referindo-se a mísseis balísticos de médio alcance (MRBM, na sigla em Inglês).

"Estes lançamentos são uma violação de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", acrescentou.

Antes, a Coreia do Sul informara que a Coreia do Norte tinha disparado o que parecia ser um míssil de médio alcance para o Mar do Japão na sexta-feira (hora local).

As tensões militares na dividida península coreana têm aumentado desde que o Norte realizou um quarto ensaio nuclear, em 6 de Janeiro.

Um mês depois, Pyongyang lançou um foguete de longo alcance, que foi interpretado como um teste disfarçado de míssil balístico.

Já este mês, o Conselho de Segurança da ONU impôs as suas mais duras sanções contra a Coreia do Norte.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela