Confrontos entre a polícia e neonazis fazem 10 feridos
Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas esta madrugada em Hidenau, no leste da Alemanha, durante confrontos entre manifestantes neonazis, que protestavam contra um centro de refugiados, e a polícia anti-motim
Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas na madrugada de hoje em Hidenau, no leste da Alemanha, durante confrontos entre manifestantes neonazis, que protestavam contra um centro de refugiados, e a polícia anti-motim.
Um porta-voz da Cruz Vermelha alemã indicou que a maioria dos feridos atendidos eram agentes da força de segurança, adiantando que poderia haver mais feridos.
Os confrontos aconteceram na madrugada de hoje, quando membros do partido neonazi alemão NPD, presentes no protesto, tentaram impedir com violência a entrada no centro de vários autocarros com refugiados estrangeiros.
Os manifestantes atiravam à polícia "pedras, garrafas e petardos" e cortaram a rua com cercas utilizadas em construções, segundo a Cruz Vermelha.
Os incidentes violentos em torno de centros de acolhida de refugiados e estrangeiros estão a multiplicar-se nas últimas semanas na Alemanha, de acordo com o aumento do número de refugiados que entram no país.
Nos seis primeiros meses, foram realizados 200 actos contra estes centros, segundo dados do Ministério do Interior alemão, que incluem desde propaganda xenófoba a ataques incendiários.
A Alemanha reviu o número de refugiados que espera receber neste ano, situando o número em 800 mil pessoas, quase quatro vezes mais do que no ano passado.
Edições do Dia
Boas leituras!