Secções
Entrar

Cinco mortos e um desaparecido após colapso de ponte em Taiwan

02 de outubro de 2019 às 14:52

A agência nacional de bombeiros ainda não conseguiu identificar as vítimas mortais. Autoridades suspeitam que as vítimas das embarcações fossem pescadores.

As equipas de resgate taiwanesas anunciaram que recuperaram cinco corpos e ainda procuram uma pessoa desaparecida das três embarcações de pesca que foram atingidos pelo colapso de uma ponte na terça-feira, 60 quilómetros a sudeste da capital do Taiwan, Taipé.

A agência nacional de bombeiros ainda não conseguiu identificar as vítimas mortais, e confirmou somente que dois dos mortos eram de descendência indonésia e filipina, respetivamente.

As autoridades suspeitam que as vítimas das embarcações fossem pescadores.

O porta-voz dos bombeiros, Su Hong Wei, indicou que a queda de um camião da ponte destruiu três barcos.

O exército taiwanês cedeu uma plataforma flutuante para ajudar os trabalhadores a remover os destroços e a extrair duas das embarcações debaixo das secções colapsadas da ponte.

A terceira embarcação foi resgatada no dia do incidente.

A ponte, de 140 metros de comprimento, colapsou na terça-feira, numa baía na costa leste, a cerca de 60 quilómetros do sudeste da capital, Taipé.

Ainda não se sabe se o tufão que atingiu a ilha nesse dia teve influência no colapso da ponte, uma vez que aquando do acidente já não se sentiam os efeitos do mau tempo.

Doze feridos foram levados para o hospital, incluindo o condutor taiwanês do camião que caiu da ponte e dois guardas costeiros.

Nove dos feridos são pescadores de origem filipina e indonésia, sendo que um dos indonésios está em estado crítico, de acordo com a agência central de notícias de Taiwan que citou fonte da agência que recrutou os pescadores.

O ministro do Interior de Taiwan, Hsu Kuo-yung, disse à imprensa que pelo menos cinco pessoas circulavam na ponte, quando esta desabou.

Muitos vietnamitas, filipinos e indonésios trabalham nos barcos de pesca registados em Taiwan, onde o salário é mais elevado do que nos seus países.

A ponte de 18 metros de altura em Nanfangao, uma pequena, mas lotada vila de pescadores, na costa do Pacífico, abriu em 1998 e substituiu uma outra mais baixa que impedia a passagem de grandes embarcações de pesca.

A empresa que projetou a obra, a MAA Consultants, afirmou que se trata da única ponte em arco suportada por cabos em Taiwan.

Era a segunda ponte de aço em arco existente no mundo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela