Secções
Entrar

Cinco irmãos em julgamento por fraude fiscal de 33 milhões

08 de junho de 2015 às 12:50

Durante seis anos a família terá burlado o Estado através de um esquema de facturas falsas e empresas fictícias

O início do julgamento de cinco irmãos alegadamente envolvidos num esquema de facturas falsas em negócios de sucata, que terá lesado o Estado em 33 milhões de euros, está marcado para hoje no Tribunal da Feira.

 

Além dos cinco irmãos, que operavam nas instalações de uma empresa situada em Rio Meão, no concelho de Santa Maria da Feira, vão ser julgados dez arguidos, quatro dos quais empresas.

 

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP), os cinco irmãos "colocaram em prática um plano para obterem vantagens patrimoniais avultadas à custa do Estado", que terá funcionado entre 2001 e 2007.

 

O suposto plano incluía diversas empresas fictícias, com "testas de ferro" como donos, que serviam apenas para passar facturas falsas, possibilitando que os principais arguidos deduzissem indevidamente o IVA nelas inscrito.

 

Segundo o MP, os emitentes das facturas falsas "não desconheciam que a sua participação se inseria num projecto criminoso de emissão de facturação falsa com vista a defraudar o estado em IVA e IRC, tanto mais que não exerciam qualquer actividade comercial".

 

Estes arguidos, de acordo com a investigação, limitavam-se a preencher as facturas falsas sempre que necessário e lhes fosse solicitado, retirando daí proveitos que lhes eram proporcionados pelos mentores do projecto.

 

Todos os arguidos estão acusados de crimes de fraude fiscal e os cinco irmãos respondem ainda por um crime de associação criminosa

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela