Secções
Entrar

China regista natalidade mais alta do século

23 de janeiro de 2017 às 08:38

Nasceram 17,86 milhões de crianças no ano passado no país, um aumento de 7,9% face a 2015

A China registou, em 2016, o número mais alto de nascimentos este século, revelam dados oficiais, após o Governo ter posto fim à politica do "filho único", permitindo a todos os casais ter um segundo filho.

No total, nasceram 17,86 milhões de crianças no ano passado no país, um aumento de 7,9% face a 2015.

Quase metade dos nascimentos ocorreram em famílias que já têm uma criança, anunciou no domingo a Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar.

A proporção de nascimentos em casais que já tinham um filho aumentou de 30%, em 2013, para 45%, em 2016, detalhou o mesmo organismo, atribuindo o aumento à abolição da política "um casal, um filho".

Segundo estatísticas difundidas anteriormente, os novos bebés nasceram sobretudo na primeira metade do ano, antes da política ter influência. Além disso, 2016 foi o ano do Macaco, no calendário tradicional chinês, um signo considerado auspicioso para ter uma criança.

Desde 1980, a nação mais populosa do mundo, com 1.375 milhões de habitantes, colocava em prática um rígido controlo de natalidade, que permitia aos casais ter apenas um filho e forçava quem violasse a lei a abortar ou a pagar uma multa.

Pequim decretou o fim daquela política no início do ano, face ao rápido envelhecimento da sociedade e diminuição da população em idade activa.

Porém, os elevados custos de se ter uma criança, especialmente nas cidades, levaram muitos pais a abdicar de ter um segundo filho.

Segundo uma pesquisa elaborada pela Federação das Mulheres de Toda a China, cerca de 53% das famílias chinesas não querem ter uma segunda criança.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela