Secções
Entrar

Carreira aérea que liga Trás-os-Montes ao Algarve retomada a 19 de fevereiro

Lusa 12 de fevereiro de 2025 às 19:17

A carreira aérea regional foi interrompida a 30 de setembro, altura em que terminou o último ajuste direto à empresa Sevenair.

A carreira aérea que liga Bragança a Portimão, com paragem em Vila Real, Viseu e Cascais, vai ser retomada a 19 de fevereiro, informou hoje a empresa concessionária Sevenair.

Cofina Media

"Vamos voltar a voar juntos e a ligar Portugal de norte a sul. A partir do próximo dia 19 de fevereiro vamos retomar a ligação aérea regional entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão", anunciou a empresa, numa publicação nas redes sociais.

A carreira aérea regional foi interrompida a 30 de setembro, altura em que terminou o último ajuste direto à empresa Sevenair, enquanto se esperava o desfecho do concurso público internacional para atribuir a concessão por mais quatro anos.

Foi nesse mês que a companhia área anunciou que o transporte iria parar até que fosse paga a verba que tinha a receber do Estado, por estar numa situação de "estrangulamento de tesouraria". Antes disso, em fevereiro, o número de voos diários já tinha sido reduzido.

O Governo pagou, entretanto, cerca de metade da dívida que tinha para com a empresa, que rondava os 3,8 milhões de euros.

Desde o início da concessão até à paragem do serviço, foram feitos dois ajustes diretos, primeiro com a governação socialista e depois com o atual Governo, liderado por Luís Montenegro.

O resultado do concurso público foi conhecido no final de 2024, com a única concorrente - a Sevenair -, que presta o serviço desde 2009, a ser escolhida para continuar a operar nos próximos quatro anos.

Em janeiro, o Ministério das Infraestruturas garantia estar a fazer todos os esforços para retomar a carreira aérea regional que liga Trás-os-Montes ao Algarve.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela