Secções
Entrar

Brexit: Aviso que não há segundo referendo chega por email

09 de julho de 2016 às 15:29

Na resposta aos peticionários, o Governo britânico argumentou que nenhum limiar mínimo de afluência às urnas tinha sido definido quando foi aprovado o referendo para manutenção ou não do Reino Unido na União Europeia

O Governo britânico respondeu, este sábado, a mais de quatro milhões de cidadãos que assinaram a petição para um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), excluindo a realização de nova consulta popular. Segundo a agênciaFrance Presse, cada signatário da petição recebeu um email do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A petição vinha pedir ao Governo que criasse uma regra para que a decisão de sair ou ficar na União Europeia fosse anulada se tivesse menos de 60% dos votos, quando a votação que determinou oBrexit obteve 51,9%.

A petição defende ainda que com taxa de participação inferior a 75% o referendo deve ser repetido, quando o último, de 23 de Junho, obteve 72% de participação.

Na resposta aos peticionários, o Governo britânico argumentou que nenhum limiar mínimo de afluência às urnas tinha sido definido quando foi aprovado o referendo para manutenção ou não do Reino Unido na União Europeia. "Como o primeiro-ministro disse claramente na sua declaração perante a Câmara dos Comuns em 27 de Junho, o referendo foi o maior exercício democrático na história britânica, com mais de 33 milhões de pessoas que se pronunciaram", refere a mensagem enviada aos signatários da petição.

O email adianta que "a decisão deve ser respeitada" e que se deve manter a preparação de processo de saída da União Europeia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela