Secções
Entrar

Autárquicas: Campanha eleitoral decorre entre 19 e 29 de Setembro

30 de março de 2017 às 20:00

Partidos, autarquias e municípios defenderam que a data das eleições autárquicas deveria ser fixada a 1 de Outubro

A campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas realiza-se entre 19 e 29 de Setembro, segundo a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais.

O Governo marcou hoje as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de Outubro.

De acordo com o artigo 47.º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, "o período da campanha eleitoral inicia-se no 12.º dia anterior e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições".

Esta semana, o primeiro-ministro, António Costa, recebeu os partidos com representação parlamentar, bem como a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) sobre a data das eleições autárquicas, tendo todos defendido que as eleições locais se deveriam realizar no dia 1 de Outubro.

Ainda segundo a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, a data das autárquicas é marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência.

A lei estabelece ainda que as eleições terão de realizar-se a um domingo ou em dia de feriado nacional, entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro.

Em 2013, o anterior Governo marcou a 13 de Junho as eleições para 29 de Setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela