Secções
Entrar

Assange declara "vitória" na varanda da embaixada do Equador

05 de fevereiro de 2016 às 18:02

O fundador do WikiLeaks não escondeu a sua emoção ao falar esta tarde da "vitória" conseguida pela posição de um comité da ONU que pediu o fim da sua detenção arbitrária

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, qualificou esta sexta-feira como uma "vitória" a posição de um comité da ONU que pediu o fim da sua detenção arbitrária, num discurso emocionado feito na varanda da embaixada do Equador em Londres.

"Vitória! Como é bom! É uma vitória inegável. É uma vitória de importância histórica", declarou Assange, dirigindo-se a um pequeno grupo de apoiantes concentrados em frente à embaixada.

Assange está refugiado desde Junho de 2012 na embaixada do Equador em Londres por receio de ser extraditado para a Suécia, onde foi acusado de violação, e daí para os Estados Unidos, que o querem julgar pela divulgação no portal WikiLeaks de milhares de documentos confidenciais.

A posição do grupo de trabalho da ONU, que considerou a detenção arbitrária e pediu a libertação e o pagamento de indemnizações a Assange, foi recusado por Londres e por Estocolmo.

Mencionando os seus filhos, Assange acrescentou: "É tempo de eles reencontrarem o pai. Isso vai acontecer, de uma maneira ou de outra".

"Sou um resistente. Mas, com que direito este Governo [britânico] e os governos americano e sueco recusam aos meus filhos o direito de ver o pai durante cinco anos", questionou o jornalista australiano, considerando ser alvo de uma detenção "ilegal, imoral e injusta".

"Agradeço às Nações Unidas", disse ainda Assange, mostrando uma cópia da decisão do comité da ONU.

Desde Junho de 2012, Julian Assange, de 44 anos, só apareceu em raras ocasiões na varanda da embaixada do Equador na capital britânica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela