Secções
Entrar

Alunos lançam fogo a escola por receberem “más notas”

06 de dezembro de 2019 às 19:06

"Há alegações de que o incêndio começou após o caos que se instalou quando os editais da escola foram publicados", disse fonte do Departamento de Educação sul-africano.

Os alunos de uma escola secundária nos arredores de Durban, litoral do país, ficaram furiosos com as más notas de fim de ano e incendiaram aquele estabelecimento de ensino público, noticiou a imprensa sul-africana.

"Há alegações de que o incêndio começou após o caos que se instalou quando os editais da escola foram publicados e os alunos sentiram que os resultados obtidos não eram o que mereciam", disse fonte do Departamento de Educação da província do KwaZulu-Natal.

"Os alunos acusaram os professores de darem más notas", adiantou o porta-voz provincial Kwazi Mthethwa, citado pela imprensa sul-africana.

Segundo aquele responsável, o incidente ocorreu na quarta-feira na escola secundária Zwelinjani, na localidade de Zwelibomvu, Pinetown, oeste da cidade litoral de Durban, tendo o fogo destruído por completo o "gabinete do director da escola, a cozinha e a sala dos professores".

O incidente não provocou feridos, salientou.

"Apelamos a todos os alunos da escola a não recorrerem à violência, crime ou vandalismo contra a propriedade pública para resolver as suas preocupações", disse por seu lado o ministro provincial da Educação, Kwazi Mshengu.

"Queremos sublinhar que não iremos recompensar a anarquia construindo outra escola quando, de facto, esta escola foi destruída deliberadamente", salientou.

A polícia sul-africana disse que está a investigar o incidente, mas não fez até ao momento qualquer detenção.

A província do KwaZulu-Natal tem registado elevados níveis de desordem pública, criminalidade e violência xenófoba contra estrangeiros africanos, segundo as autoridades locais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela