Secções
Entrar

Abertas assembleias de voto no Reino Unido

08 de junho de 2017 às 07:31

As eleições britânicas decorrem sob reforçadas condições de segurança depois de terem sido registados três atentados desde o fim de Março


As assembleias de voto abriram hoje às 07:00 (mesma hora em Lisboa) no Reino Unido para as eleições legislativas que vão determinar qual o governo que vai negociar a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

1 de 7
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Um total de 46,9 milhões de eleitores são chamados a votar hoje nas eleições, às quais concorrem, ao todo, 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

As eleições britânicas decorrem sob reforçadas condições de segurança depois de terem sido registados três atentados desde o fim de Março.

As eleições foram antecipadas pela primeira-ministra britânica, Theresa May, líder do partido Conservador, que invocou a necessidade de legitimar o seu plano para negociar o 'Brexit'.

As assembleias de voto encerram às 22:00 (mesma hora em Lisboa), sendo nessa altura divulgadas as previsões feitas pelas "sondagens à boca das urnas".

Estas poderão indicar a tendência dos votos, mas nem sempre têm acertado no resultado, pelo que os analistas políticos têm sido cautelosos nas suas projecções.

O Partido Trabalhista reduziu nos últimos meses a desvantagem nas intenções de voto face ao partido do Governo, tornando o desfecho incerto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela