Secções
Entrar

33 jihadistas do EI mortos na Síria em 72 horas

18 de novembro de 2015 às 10:34

Ataques aéreos da Rússia e da França deixaram dezenas de combatentes do grupo terrorista feridos

Os ataques aéreos efectuados pela França e pela Rússia nas últimas 72 horas no Norte da Síria mataram pelo menos 33 jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico, avançou hoje uma organização não-governamental.

Dezenas de combatentes do grupo extremista Estado Islâmico ficaram também feridos nos raides aéreos a depósitos de armas, armazéns e postos de controlo do principal reduto dos jihadistas do Estado Islâmico, em Raqa, disse Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), baseado na Grã-Bretanha.

A França intensificou a ofensiva contra Raqa após os ataques terroristas de sexta-feira passada em Paris, que mataram 129 pessoas, efectuando vários raides com bombardeiros e caças contra alvos naquela cidade síria no domingo, na segunda-feira e hoje.

A Rússia também atacou Raqa com bombardeiros de longo alcance, com mísseis lançados do mar na terça-feira, depois de Moscovo ter confirmado que foi um ataque à bomba, reivindicado por um grupo ligado ao Estado Islâmico, que derrubou no mês passado um avião de passageiros russo na península do Sinai, no Egipto, matando as 224 pessoas que seguiam a bordo.

"O número limitado de mortes pode ser explicado pelo facto de os jihadistas terem tomado precauções", disse Abdel Rahman, que tem como fontes na Síria activistas, médicos e residentes, adiantando que nos locais "apenas estavam os guardas dos quartéis e dos depósitos de armas", relatando que a maioria das pessoas foram mortas nos postos de controlo.

Abdel Rahman avançou ainda que muitas famílias dos combatentes estrangeiros deixaram a cidade de Mosul, no Iraque, outro grande reduto do grupo extremista, que até agora tomou o controlo de grande parte do território na Síria e no Iraque.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela