Secções
Entrar

Gafanha condenado a indemnizar treinador despedido por SMS

04 de setembro de 2018 às 17:10

O Tribunal da Relação do Porto considerou ilícito o despedimento do ex-treinador do Gafanha Nuno Pedro.

O Tribunal da Relação do Porto considerou ilícito o despedimento do ex-treinador do Gafanha Nuno Pedro, que foi afastado do clube em Março de 2017, após a derrota com a Oliveirense, na fase de subida do Campeonato de Portugal.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

O acórdão, a que a Lusa teve hoje acesso, vem confirmar a decisão da primeira instância, que tinha condenado o clube da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, a pagar ao técnico uma indemnização de cerca de 43 mil euros.

Em declarações à Lusa, o presidente do Gafanha, João Paulo Ramos, afirmou não ter conhecimento da decisão, mas disse que não pretendem recorrer do acórdão e que vão pagar a indemnização.

O clube do Campeonato de Portugal tinha recorrido para a Relação alegando que o treinador não tinha sido despedido, tendo antes, por sua vontade, rescindido, sem aviso prévio, o contrato de trabalho.

O tribunal deu como provado que poucos minutos após o fim do jogo com a Oliveirense, Nuno Pedro recebeu um conjunto de mensagens escritas de telemóvel, em que o presidente da direcção afirmou que, por si, o técnico não tinha mais lugar no projecto, tendo-lhe solicitado que colocasse o seu lugar à disposição.

Numa reunião realizada posteriormente, foi tentado negociar a cessação do contrato, não tendo sido obtido consenso.

Nessa altura, refere o acórdão da Relação, o presidente da direcção disse ao treinador que não ia dar o treino da tarde, autorizando-o a despedir-se dos jogadores e a levantar os seus pertences, encontrando-se já preparado o treinador da equipa dos juniores para dar o treino aos seniores.

No entender dos juízes desembargadores, esta declaração "é reveladora da firme e definitiva intenção do réu em colocar, unilateralmente, termo à relação contratual".

Nuno Pedro foi despedido do Gafanha numa altura em que o clube estava a disputar a fase de subida do Campeonato de Portugal, que dá acesso à II Liga.

Poucos meses antes, o clube foi notícia por ter chegado à terceira eliminatória da Taça de Portugal, na qual foi eliminado pelo FC Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela