Secções
Entrar

Governo turco manifesta apoio a Mesut Özil

23 de julho de 2018 às 21:55

O futebolista decidiu abandonar a selecção alemã depois de ser criticado por ter tirado uma fotografia com Erdogan, presidente da Turquia.

O governo turco defendeu esta segunda-feira a decisão de MesutÖzil de renúncia à selecção alemã de futebol, sustentando que a situação assumida pelo jogador, de origem turca, comprova o aumento do racismo na Europa.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Há uma crise na Europa e chegou a tal ponto que entra en conflito com os valores universais. Isso faz-nos sentir muito incomodados", disse Mahir Ünal, porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder.

"Infelizmente, vemos que as liberdades e direitos humanos encolheram na Europa e há um incremento do racismo e da discriminação", acrescentou, frisando ainda: "A decisão deÖzil parece-nos justa e correta."

Quem já terá ligado aÖzil foi o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Çavusoglu, para lhe expressar apoio.

Özil anunciou no domingo a retirada da selecção alemã, após uma controvérsia gerada por uma fotografia em que aparecia junto ao presidente turco e líder do AKP, Recep Tayyip Erdogan, interpretada como apoio à campanha para as eleições presidenciais do passado dia 24 de Junho.

O futebolista alegou que a fotografia nada tinha de político, apenas expressava o respeito pelo órgão máximo de soberania do país da sua família.

Özil, de 29 anos, foi durante anos peça chave da selecção alemã, que agora acusa de não o aceitar como alemão, apesar da vitória do Mundial de 2014 pelo país em que nasceu.

"Tenho dois corações, um alemão e outro turco. Nasci e fui criado na Alemanha. Porque há quem continue sem aceitar que sou alemão?", questionava-se o antigo jogador do Real Madrid, actualmente ao serviço do Arsenal, da liga inglesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela