Secções
Entrar

Beckenbauer investigado por branqueamento de capitais

01 de setembro de 2016 às 13:42

Ministério Público da Suíça anunciou a abertura de um inquérito por branqueamento de capitais, no âmbito das suspeitas de corrupção sobre a atribuição do Mundial2006 à Alemanha

O futebol internacional continua sob suspeitas judiciais. Desta vez, o nome envolvido é o do antigo internacional alemão Franz Beckenbauer e o Ministério Público da Suíça anunciou a abertura de um inquérito por branqueamento de capitais. O referido processo insere-se nas suspeitas de corrupção sobre a atribuição do Mundial2006 à Alemanha.


A operação foi primeiramente noticiada pela revista alemã Der Spiegel e confirmada pelas autoridades à agência AFP, sem serem dados mais detalhes.

"No caso da atribuição do Mundial2006, Franz Beckenbauer [então presidente do comité de candidatura] está a ser investigado judicialmente pela primeira vez", escreveu a Der Spiegel, acrescentando que se fica a dever a suspeitas de gestão danosa e branqueamento de capitais.

Em Outubro de 2015, a mesma publicação noticiou que a Alemanha utilizou um fundo secreto de cerca de 6,7 milhões de euros para comprar votos e assegurar a organização da competição.

Este fundo era "alimentado", a pedido de Beckenbauer, pelo antigo patrão da Adidas, o entretanto falecido Robert Louis-Dreyfus, antes da Primavera de 2000, quando foi atribuída a organização do Mundial à Alemanha, por um voto, 12 contra 11 da África do Sul.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela