
OE2022: Inquérito às origens étnico-raciais arranca em outubro e termina em 2022
Este inquérito do INE surge depois de o organismo ter decidido não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos.
Este inquérito do INE surge depois de o organismo ter decidido não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos.
Líder do Chega defendeu no Conselho Nacional do partido a criação de uma identificação das minorias. "Não nos deve meter medo, porque nós sabemos que não somos racistas", diz.
Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se este domingo, 21. Plano nacional de combate ao racismo e à discriminação vai ser colocado a discussão pública já na próxima semana.
Oito meses depois de ter rejeitado inclusão de pergunta no Censos 2021, o INE diz que a data depende dos recursos e do restante trabalho a fazer.
O grupo de trabalho parlamentar sobre racismo concluiu que tem de haver uma maior representatividade étnico-racial dentro dos partidos.
Ministra da Presidência revelou que vão ser disponibilizados recursos necessários para um "inquérito específico".
Presidente do INE explicou que se trata de uma "questão complexa", mas recusa que os Censos sejam o meio mais apropriado para essa recolha de informação.
Vários representantes das comunidades ciganas, bem como organizações que trabalham com estas pessoas, estiveram a ser ouvidos no parlamento numa audição no âmbito da elaboração de um relatório sobre racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial, a ser apresentado até ao final da legislatura.
Catarina Marcelino será a relatora de um relatório sobre racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial. No dia em que são ouvidos representantes da comunidade cigana, será lida uma sentença relativa a um casamento forçado no seio da mesma.
Subcomissão Parlamentar para a Igualdade e não Discriminação tem como missão elaborar, até julho, um relatório sobre racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial e iniciou, esta segunda-feira, uma série de visitas.
Relatório sobre racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial vai ser apresentado em julho, no âmbito da subcomissão para a Igualdade e não discriminação.