Politicar um dia de cada vez
A arte da política obriga a um golpe de asa que não está ao alcance de qualquer um e político marcante só se afirma se impuser a sua voz.
A arte da política obriga a um golpe de asa que não está ao alcance de qualquer um e político marcante só se afirma se impuser a sua voz.
Sessão será retomada às 21h.
Deputado do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, falhou a eleição para presidente da Assembleia da República com 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos, na primeira sessão plenária da XVI legislatura.
José Pedro Aguiar-Branco, nome proposto pelo PSD, conseguiu 89 votos a favor, ainda longe dos 116 necessários.
Tomada de posse dos novos deputados acontece já no dia 26 de março. Dois dias depois, o primeiro-ministro indigitado Luís Montenegro revela o novo Governo.
Nas eleições legislativas do passado dia 10, Augusto Santos Silva foi o primeiro presidente da Assembleia da República a falhar a reeleição como deputado, na qual concorreu pelo círculo Fora da Europa.
O CDS-PP volta a ter representação no parlamento na próxima legislatura, depois de em 2022 não ter conseguido eleger nenhum deputado, tendo ficado afastado da Assembleia da República pela primeira vez em democracia.
Após 10 de março, Marcelo terá que ouvir os partidos e indigitar o novo primeiro-ministro. A Assembleia da República tem que assumir funções para debater o programa de Governo.
Seja qual for o resultado dessas eleições, dúvidas não restarão que o eleitorado português se encontra visivelmente divido entre esquerda e direita, sendo ainda notório um crescimento significativo da extrema-direita personificada na imagem do Chega e do seu líder.
Este domingo, 208 mil eleitores foram votar antecipadamente e em mobilidade, mas muitos chegaram à mesa fazendo "um-dó-li-tá" no boletim de voto.