
SNS com seis serviços de urgência fechados no sábado e oito no domingo
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo.
Para sábado está previsto o encerramento dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, Vila Franca de Xira e Santo André.
Está previsto o encerramento no sábado dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, Vila Franca de Xira e Santo André, em Leiria. Estes serviços permanecem fechados no domingo, dia em que estarão também encerradas as urgências destas especialidades no Hospital São Bernardo, em Setúbal.
Para sábado está previsto o fecho de sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente nos hospitais de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), São Bernardo (Setúbal), Vila Franca de Xira e Santo André (Leiria).
De acordo com as escalas de urgência do SNS, atualizadas pelos hospitais, está previsto o fecho no sábado de sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente nos hospitais de Faro, Garcia de Orta (Almada), no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, e Santo André, em Leiria.
A Direção Executiva do SNS apela à população para "ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia".
Segundo dados da ULSS, no primeiro semestre de 2024 a Urgência Metropolitana no Hospital de Santa Maria atendeu mais de 600 episódios de urgência na área da Ginecologia e cerca de 200 grávidas até às 22 semanas de gestação.
Na região Centro, haverá sete maternidades a funcionar de forma ininterrupta, uma com dias de pausa e uma terá a funcionar a urgência de ginecologia.
No mapa da rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia referente ao 1.º trimestre de 2024, a DE-SNS indica que das 28 urgências que estarão a operar de forma constante todos os dias da semana, 13 encontram-se na zona Norte, sete no Centro, três na região de Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo e "pelo menos uma" no Algarve.
O Hospital São Francisco Xavier pede às grávidas para que contactem o INEM, Saúde 24 ou se dirijam à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, ou ao Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora.
A reabertura está prevista para as 08h00 de segunda-feira.
Nas últimas duas semanas, esta foi já a quinta vez que aquelas urgências encerraram, por períodos de 24 horas.
A dificuldade em assegurar escalas na maternidade e no bloco de partos de Portimão obrigou ao encerramento temporário do Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia em Portimão.
"Escassez de recursos humanos que possam assegurar um eficaz atendimento às grávidas" é a razão dada pelo hospital.
O conselho de administração vê-se "na indesejada contingência de proceder ao referido encerramento temporário para os casos referidos".