
Cineasta português recusa ir a festival israelita
"Aquele festival tem uma intervenção pública do Estado genocida de Israel", notou o cineasta português, que disse ter "vergonha" do posicionamento de Portugal e da Europa.
"Aquele festival tem uma intervenção pública do Estado genocida de Israel", notou o cineasta português, que disse ter "vergonha" do posicionamento de Portugal e da Europa.
Trata-se de uma distinção inédita para o cinema português.
Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo começa esta terça-feira. No cartaz, tem filmes nacionais e de cineastas como Richard Linklater, Wes Anderson, Tom Cruise e Kleber Mendonça Filho.
O líder em receitas de bilheteira foi, em 2004, o segundo capítulo de aventuras de Shrek, mas houve outros filmes e tendências marcantes que 2024 nos trouxe.
Uma jornalista resolve fazer o que ninguém faz: encontrar o assassino responsável por uma série de mortes em Mexede. Holy Spider, o novo filme do iraniano Ali Abbasi, já chegou aos cinemas portugueses.
Um dos mais cotados filmes internacionais de 2019 narra a busca e o sofrimento de duas irmãs num Brasil de outrora, mas muito semelhante ao de hoje. Falámos com a atriz Carol Duarte, a Eurídice de A Vida Invisível
"Estávamos com receio de que o filme não estivesse pronto, mas Quentin Tarantino é um verdadeiro, leal e pontual filho de Cannes", afirmou o diretor do Festival de Cannes.
Entrevista à dupla de realizadores sobre Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, filme rodado a dois, sem equipa técnica, durante nove meses, em terras indígenas do Norte do Brasil e que é uma ficção sobre a realidade dos índios krahô
Entre os lançamentos está "Terra Franca", a primeira longa-metragem de Leonor Teles, já no dia 10 de janeiro.
Os filmes "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos" e "Diamantino" foram seleccionados para o Festival Internacional de Cinema de Viena, que decorre em Outubro.
Filme 'amaldiçoado' acompanha Terry Gilliam há quase trinta anos.
O filme "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos" foi distinguido com o prémio especial do júri da secção Un Certain Regard no Festival de Cannes,
Tal como em War Witch, a protagonista desta longa-metragem, Maria (Karen Torres), é uma miúda de 13 anos, grávida de 4 meses, que faz parte das forças de esquerda em luta contra os paramilitares governamentais.
"120 battements par minute", de Robin Campillo, ganhou o Grande Prémio do Júri.
A Fábrica de Nada teve a primeira exibição na Quinzena dos Realizadores, secção paralela do Festival de Cannes
Filme "A Fábrica de Nada" arrebatou o troféu de Prémio FIPRESCI.