
Governo concede tolerância de ponto na tarde de quinta-feira Santa
O Governo justifica a tolerância de ponto com a prática habitual de deslocação de muitas famílias para fora dos seus locais de residência no período da Páscoa.
O Governo justifica a tolerância de ponto com a prática habitual de deslocação de muitas famílias para fora dos seus locais de residência no período da Páscoa.
Neste despacho, Luís Montenegro justifica as tolerâncias de ponto considerando ser "tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício e de ano novo, tendo em vista a realização de reuniões familiares".
Gabinete de António Costa justifica as tolerâncias de ponto pelo facto de ser "tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício e de ano novo tendo em vista a realização de reuniões familiares".
Os trabalhadores que exercem funções públicas em serviços localizados em Lisboa vão ter tolerância de ponto nos dias 3 e 4 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Despacho assinado por António Costa visa trabalhadores que exercem funções públicas no Estado. Carnaval assinala-se a 21 de fevereiro.
Primeiro-ministro justifica tolerâncias pelo facto de ser "tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício e de ano novo tendo em vista a realização de reuniões familiares".
O Governo decidiu, através de despacho assinado pelo primeiro-ministro, conceder tolerância de ponto no próximo dia 1 de março.
Tolerância de ponto no próximo dia 24, na sexta-feira, e no dia 31 de dezembro abrange os trabalhadores que exercem funções públicas no Estado.
O executivo decidiu ainda que não vai conceder tolerância de ponto na quinta-feira, como aconteceu noutros anos. Recolher obrigatório decretado a partir das 15h.
No próximo dia 16 deverá ainda estar em curso o ensino à distância, num período que habitualmente é de interrupção letiva.
Primeiro-ministro adiantou ainda que, também por esse motivo, "será seguramente prorrogado o atual estado de emergência".
A tolerância de ponto na véspera de Natal é concedida aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos.
Em vez de justificar a tolerância de ponto com a "tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência", como noutros anos, o Governo invocou "a prática que tem sido seguida ao longo dos anos".
Maioria dos portugueses concorda com medidas como o recolhimento obrigatório ao fim de semana ou a tolerância de ponto antes dos feriados de dezembro, mas também considera que deviam ter sido aplicadas mais cedo.
Despacho determina que a aplicação da tolerância de ponto concedida pelo Governo, para 30 de novembro e 7 de dezembro, não pode comprometer a resposta à prestação de cuidados e assistência no âmbito da covid-19,
Apesar de os pais que ficarem em casa com os filhos a 30 de novembro e a 7 de dezembroterem faltas justificadas, perdem remuneração, a menos que os empregadores lhes concedam tolerância de ponto.