
SNS24 com prescrição automática para teste em caso de autoteste positivo
A ministra da Saúde considerou que esta opção é adequada à atual situação epidemiológica.
A ministra da Saúde considerou que esta opção é adequada à atual situação epidemiológica.
As medidas que ficam em vigor são o uso de máscara em espaços interiores e a obrigatoriedade de teste negativo para visitas a pacientes internados em hospitais e lares.
Alteração já foi publicada em Diário da República e deve-se à evolução da situação epidemiológica em Portugal.
"A atualização da Norma 015/2020 da DGS concretiza o fim da indicação de isolamento profilático dos contactos de alto risco de casos confirmados de covid-19", adianta em comunicado o organismo liderado por Graça Freitas.
O certificado digital covid-19 passa a exigir que os testes rápidos de antigénio sejam efetuados nas 24 horas anteriores, em vez do atual prazo de 48 horas.
Esta é a previsão do Ministério da Segurança Social que gastou até ao momento, segundo contas da SÁBADO, 6 milhões de euros nas operações nestas estruturas de apoio a idosos e nas creches.
São capazes de sentir a presença do vírus em roupa e máscaras e acertam em 97% dos casos. Os animais estão a ser usados em aeroportos, nas universidades e em concertos.
DGS esclarece que o teste de confirmação, exigido seja qual for o resultado do autoteste, deve ser realizado preferencialmente no prazo de 24 horas.
O diploma contempla algumas exceções à regra sobre a apresentação de certificados e testes a quem "demonstrar ter sido vacinado há pelo menos 14 dias com uma dose de reforço de uma vacina contra a covid-19".
Novas medidas foram acertadas entre o consultor médico da LPFP, Filipe Froes, e os médicos dos clubes, em reunião realizada na quinta-feira.
"Nesta fase, a maior dificuldade que temos é de recursos humanos na colheita e dos próprios testes. Há uma falta de testes em todo o mundo. Existe uma grande procura", afirmou.
Depois de ter sido publicada uma orientação que exigia apenas certificado de vacinação nos eventos culturais, Direção-Geral da Saúde admite que a norma está desatualizada.
Orientação define ainda que "é proibida a ingestão de quaisquer alimentos ou bebidas no interior das salas de exposição cinematográfica, sendo obrigatória a utilização de máscara facial".
O acesso a eventos culturais depende da apresentação de teste negativo à covid-19, desde sábado, independentemente do número de espectadores.
Testar, distanciamento social, máscara e arejar os locais. Essencial é debater as regras do convívio com a família e procurar ter “afetos com segurança”.
A AHRESP afirmou hoje que já se registam cancelamentos de reservas para o período de Natal e de Fim de Ano.