
Trump planeia acabar com missões da NASA que medem dióxido de carbono no planeta
Em causa estão os Observatórios de Carbono em Órbita para os quais não há verbas atribuídas na "grande e bela lei" de Trump.
Em causa estão os Observatórios de Carbono em Órbita para os quais não há verbas atribuídas na "grande e bela lei" de Trump.
A astrónoma acredita que estamos perto de encontrar algum tipo de vida fora da Terra e que as descobertas espaciais dos exoplanetas nos dão boas pistas. Quanto ao turismo espacial, ainda estamos longe de criar uma vida digna noutros planetas.
O planeta K2-18 ficou conhecido em 2019, depois do telescópio espacial Hubble ter detetado vapor de água na sua atmosfera.
Num desenho, uma menina pequena estava no meio, com duas figuras adultas de costas voltadas uma para a outra. Noutro, a mesma menina aparecia dividida ao meio por uma linha vertical, metade dela numa casa, metade noutra.
Cientistas da NASA aumentaram o risco de colisão de 1,9% para 2,3%. Trajetória do objeto celeste vai ser seguida pelo telecóspio James Webb.
Cientistas estão a acompanhar o 2024 YR4, recém-descoberto por um telescópio no Chile. América do Sul e África subsariana podem ser zonas de impacto.
A Física, a Cosmologia ou até a Biologia são apresentadas como provas de que o universo teve um criador, mas há vários cientistas, como Carlos Fiolhais, que discordam.
As estrelas, que orbitam entre si, foram observadas com o telescópio VLT, no Chile, próximo do buraco negro Sagitário A*.
Se a matéria negra for constante, o universo continuará a expandir-se. Caso cresça em força, o universo irá autodestruir-se no que é chamado de Big Rip.
Na ilha de São Miguel, o Octant Ponta Delgada aperfeiçoou a arte de receber crianças (e pais): com peluches, cookies, espaços para brincar e quartos pensados de propósito para famílias.
Entre este planeta e a sua estrela, existe uma distância 15 vezes superior à que separa a Terra do Sol.
As galáxias vizinhas Pinguim e Ovo estão emaranhadas há dezenas de milhões de anos e vão acabar por se tornar uma só.
Nas noites de verão o céu está tipicamente limpo, havendo a oportunidade de poder ver vários eventos astronómicos, como estrelas a 200 anos-luz de distância, e ainda uma galáxia.
Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno vão estar ao longo de uma linha reta no nosso campo de visão na madrugada de dia 3. Carlos Fiolhais explica à SÁBADO no que consiste este fenómeno e quais astros vão ser visíveis a olho nu.
Presença de monóxido e dióxido de carbono em objetos estelares distantes é "impressionante". Área de investigação continua com "muitas pontas soltas".
Lançado em julho do ano passado, o Euclides tem diversos componentes que foram produzidos por empresas portuguesas.